São Paulo: 11 3044-4609 • Goiânia: 62 3921-7800

Notícias

ILUMINAÇÃO EM LED - ECONOMIA E EFICIÊNCIA

abril-28x21-ilumicacao-15919149.jpg

Mais que uma nova ideia, a iluminação em LED é a solução que alia sofisticação e alta performance em sua casa ou trabalho. Além de compactos, os produtos da gama de iluminação em LED são extremamente potentes e presenteiam o seu ambiente com mais requinte e beleza.

Diferente da iluminação convencional, o LED dispensa filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases para transformar a energia elétrica em luz. Isso significa mais praticidade e economia para você, traduzidas nessa diversidade de atributos e vantagens que citarei adiante.

VANTAGENS DO LED

Longa Vida Útil: (pode chegar a 50.000 horas)

Alta eficiência Luminosa: Pode atingir 120 Lumens por Watt;

Não emite Raios Ultra Violeta – Não queima a pele como as fluorescentes.

Não emite raio Infravermelho: não aquece o ambiente. (reduz o consumo do ar condicionado)

Não contem mercúrio nem sódio em sua composição;

Baixíssimo consumo de Energia;

Não atrai insetos;

Fácil Instalação;

ILUMINAÇÃO IDEAL

A luz de um ambiente representa diretamente o entendimento e sensação que se deseja para determinado lugar, e influencia diretamente no comportamento das pessoas ao oferecer sensações agradáveis e de desconforto. Sendo assim, a escolha certa do tipo de iluminação do ambiente é fator essencial para o bem­ estar das pessoas em qualquer que seja o ambiente.

A Temperatura de Cor se refere à tonalidade de cor que é medida em Kelvin (K). A luz branca apresenta temperatura de cor maior que 6.000 K, a luz Neutra é entre 3500K e 4500K, e a luz amarela, menor do que 3.000K.

As lâmpadas amareladas têm aspecto mais relaxante e confortável, adequando-­se a cômodos como Salas de Estar, TV, Sacadas, áreas de lazer, jardins e dormitórios. Já as brancas são utilizadas em ambientes de maior atividade física e intelectual, como os escritórios, banheiros, cozinhas, área de serviços, academias, farmácias, supermercados, Fast Food. É equivocado pensar que as lâmpadas amarelas sejam menos luminosas, pois lâmpadas com a mesma potência dão a mesma iluminação no ambiente, sejam elas brancas ou amarelas.

AMBIENTES DE TRABALHO

Empresas devem pensar no bem estar, conforto e desempenho de seus colaboradores, e atendendo a esses requisitos a Norma 8995 especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e requisitos para que pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente com conforto e segurança durante o período de trabalho.

Por exemplo, escritórios em geral, onde as funções visuais são moderadamente difíceis, requerem 500 lux, enquanto que um escritório de design ou de arquitetura que desenvolve desenhos detalhados poderá precisar de 750 lux. 

Muitas áreas dentro de um escritório podem precisar de mais ou menos luz, dependendo do quanto são usadas. Arquivamentos e cópias podem ser feitos confortavelmente com 300 lux, enquanto que o processamento de dados precisa de 500 lux. O trabalho detalhado que envolve os desenhos técnicos demanda um nível de 750 lux de iluminação. 

COMO ESCOLHER

O consultor de projetos luminotécnicos da empresa LedWave, Marco Castro dá dicas de como escolher a lâmpada ideal para cada ambiente. “Inicialmente temos que deixar claro que o mito de que LED não tem boa iluminação é coisa do passado. Com o avanço da tecnologia LED, é possível obter LED de alto brilho que resulta numa iluminação tão intensa quanto as ultrapassadas lâmpadas fluorescentes, incandescente e até mesmo as halógenas”.

Marco vai além e diz, “O mercado está repleto de lâmpadas e luminárias em LED de baixíssima qualidade, com péssimo acabamento, sem atendimento especializado nas revendas, de importadores sem nenhuma expertise, conhecimento técnico e compromisso com o consumidor.

Portanto, a primeira decisão que o consumidor tem que tomar é sobre a qualidade do produto que vai instalar em sua casa ou escritório.”

Por fim, o consultor cita pontos a serem observados para não fazer um mal negócio ao comprar lâmpadas de LED.

“Fiquem atentos a alguns fatores muito importantes, tais como:

- Dissipador de calor compatível

Está diretamente ligado à vida útil do produto. O calor gerado pelo LED aquece a superfície onde é instalado, e se o calor não for dissipado de maneira eficiente o LED superaquece e com o passar do tempo perde brilho, se funde ao corpo do produto e o danifica de maneira irreversível. Produtos sem dissipador em alumínio são sempre muito leves e com preço muito abaixo do mercado.

- Acabamento do produto:

Material de qualidade, sem emendas, cola quente, amassados, arranhões,

- Atendimento qualificado;

Um atendimento de balcão pode trazer transtornos no ato da instalação, pois o consumidor pode adquirir produtos incompatíveis com os que desejam substituir em sua casa ou escritório.

 - Garantia do Fabricante;

Além da garantia legal de 90 dias para produtos, é sempre bom ficar atento às garantias do fabricante, que variam entre 1 e 5 anos mas que a forma de atendimento à Garantia são diferentes.”

E aí, acha que a Iluminação em LED pode te ajudar de alguma maneira? Procure por uma empresa séria que oferta produtos de qualidade e aproveite as vantagens dos produtos. Em Goiânia você pode contar com a empresa LedWave, que avalia o seu projeto e indica o produto ideal para a sua necessidade.