Logo LedWave

Painéis de LED indoor ou outdoor: quais são as diferenças?

Painéis de LED indoor ou outdoor: quais são as diferenças?
Painéis de LED indoor ou outdoor: quais são as diferenças?

Se você acompanha a LedWave já deve saber que existem diferentes tipos de painéis de LED. (Sério?) É isso mesmo. Os painéis de LED possuem diferentes especificações e configurações e não é qualquer painel que consegue atender qualquer tipo de ambiente de forma eficiente.

A preocupação com fatores como a estrutura do painel, tipo de LED, resolução, taxa de brilho, índice de proteção, e, mais importante, qual será o lugar de aplicação é extremamente necessária.

Por isso preparamos algumas dicas para você entender direitinho as diferenças dos painéis de LED indoor e outdoor e suas aplicabilidades.

Aplicação

Os painéis de LED indoor são indicados para ambientes fechados, como em shoppings, lojas e aeroportos. Já os painéis outdoor possuem configurações adequadas para ambientes ao ar livre, como em ruas ou fachadas.

Estrutura do painel

Os painéis de LED são feitos em vários tipos de materiais: aço, alumínio, magnésio e polímero. De modo geral, o alumínio, magnésio e polímero são superiores ao aço por serem mais leves e resistirem melhor às ações do tempo. No entanto, o aço é mais reforçado e é mais comumente aplicado em painéis outdoor, além de ter um custo reduzido em relação aos outros materiais.

O alumínio é preferência dos espaços internos por conta de sua leveza e design menos robusto, já os painéis em magnésio e polímero são utilizados em projetos especiais, como em locais que têm incidência de maresia, e são ainda mais resistentes do que o alumínio. Apesar das características desses materiais, todos os painéis da LedWave contam com uma pintura eletrostática que asseguram ainda mais a durabilidade das telas.

Tipo de LED

No mercado existem dois tradicionais tipos de tecnologias de painéis de LED: O DIP (diodo emissor de luz), em que três lâmpadas de cores diferentes que quando juntas formam um pixel, e a SMD, em que as três cores estão integradas em um único LED. Para os projetos outdoor, na maioria dos casos, os painéis mais indicados são da tecnologia DIP, por serem mais robustos e resistentes do que o SMD. Já em projetos indoor, o SMD é ideal, por ser mais moderno, mais leve e possuir um ângulo de visualização maior em relação ao DIP. Além disso, a tecnologia DIP tem um limite de resolução superado pela SMD, que conta com painéis de altíssima resolução.

Resolução

Nos projetos indoor as necessidades de resolução são maiores, já que o ângulo de visualização e a proximidade do usuário em um ambiente interno é menor do que em um ambiente externo. O outdoor possui uma resolução que possibilita a observação do conteúdo de forma precisa, mas para isso, a utilização do brilho e contraste é mais importante do que a resolução em si, como você vai entender no próximo tópico.

Taxa de brilho

Em lugares ao ar livre, com a incidência constante e direta do sol, há a necessidade de uma taxa maior de brilho. Dessa forma é possível visualizar o conteúdo dos painéis de LED de distâncias maiores sem que a claridade do sol atrapalhe a exibição. Essa não é uma necessidade dos ambientes internos, por isso a taxa de brilho indoor é reduzida, para uma visualização mais confortável aos olhos.

Índice de proteção

Os painéis outdoor, por ficarem expostos às ações do sol, vento e chuva, precisam de uma proteção superior aos painéis indoor. Por isso contam com índices de proteção geralmente superiores ao IP65, resistindo a todas as ações do tempo. Já os painéis indoor, apesar de não estarem diretamente expostos a intempéries bruscas, também contam com índices de proteção a partir do IP30, contra poeira, areia ou resíduos sólidos, diminuindo a necessidade de manutenções. Dessa forma, tanto os painéis de LED outdoor como o indoor possuem uma vida útil elevada com garantia de exibição de qualidade por muito tempo.

Inovações LedWave

Mesmo dispondo de um acervo completo de todos os tipos de painéis de LED, a razão de existir da LedWave é a inovação. É por isso que a empresa se preocupa em trazer as mais recentes novidades tecnológicas do mundo para o mercado brasileiro, como uma série de painéis de consegue atender qualquer tipo de ambiente, seja indoor ou outdoor.

E aí, conseguiu entender um pouco melhor as diferentes aplicações dos painéis de LED indoor e outdoor? Se ainda tiver dúvidas, nos deixe saber, fale conosco ou se quiser ler mais sobre os painéis de LED, fique ligado nos nossos conteúdos.

Ficou com alguma dúvida?
Fale Conosco preenchendo o formulário abaixo

Gostou desse post? Veja artigos relacionados:

Como fazer vídeos para paineis de led

Vídeos para painel de LED

Você sabia que os vídeos para painel de LED são uma das formas mais eficientes de se comunicar com o seu público? Eles combinam imagens,