Logo LedWave

Como ter telas de LED mais nítidas?

Como ter telas de LED mais nítidas
Como ter telas de LED mais nítidas

Hoje em dia, a maioria das pessoas estão satisfeitas com a qualidade da resolução de imagem dos painéis de LED que existem no mercado. Mas, ainda há quem pense que não é suficiente e precisa melhorar. Como podemos melhorar a nitidez de uma tela existente ou fazer a escolha certa nas telas? No caso de telas antigas, é possível melhorar a qualidade da Imagem?

Neste texto, compartilharemos alguns pontos para obter mais nitidez na visualização da sua tela de LED, seja ela nova ou usada.

Escolha o menor espaçamento de pixels dos painéis de LED

Para escolher seu painel de LED é fundamental a definição do espaçamento de um pixel a outro. Este é o primeiro e principal requisito em qualquer processo de cotação ou escolha. O espaçamento de pixels é a primeira opção quando se tem orçamento suficiente. Pois, a tela de LED com menor espaçamento de pixels proporciona uma maior resolução na sua superfície, permitindo a reprodução de mais detalhes dos vídeos ou imagens. Ou seja, quanto menor o espaçamento, melhor a qualidade da resolução.

Aumente o contraste

O contraste é um dos pontos importantes que pode tornar o painel de LED nítido ou não. Em termos gerais, quanto maior o contraste, mais colorido será o pixel e melhor será a sensação do telespectador. Um dos principais pontos para definição deste contrate é o preenchimento com fundo preto e a escolha dos LEDs. Hoje em dia, temos uma gama grande como, por exemplo, o Standard, Black Frame, Full Black, que oferecem uma grande diferença na qualidade final da imagem. No caso dos painéis usados pela LedWave, sugerimos muitas vezes, uma boa lavagem com água e sabão nos painéis outdoor, e uma escova de lustrar sapato para telas indoor. Nestes casos, perceberá que a poeira e sujeira prejudicam a qualidade da imagem.

Algumas telas de baixa qualidade existentes no mercado não usam componentes com proteção a intemperismo, e ao passar do tempo, a cor preta das máscaras passa a ser cinza. Sendo assim, a tela fica com aspecto de lavada, com baixo contraste, prejudicando a qualidade. Outro fator relevante para qualidade é a escala de cinza por contraste de alto nível, o alto contraste faz com que painel de LED mostre com mais nitidez as cores preto e branco.

Aumente a escala de cinza

A escala de cinza basicamente significa quantos níveis há desde o preto ao branco. Se você tiver mais bits, terá mais cores, fazendo com que a tela de LED pareça mais real e mantendo a fidelidade das cores originais. Este parâmetro técnico muitas vezes não é entendido pelo consumidor e não é explicado pelos fornecedores, que buscam vender produtos com base em diferencial de custo. Lembre-se: a qualidade dos componentes reflete não só na qualidade inicial, mas também, na longevidade de seu equipamento.

Processamento de Vídeo

Podemos dizer que o processador de vídeo é realmente um bom parceiro para a tela de LED, fazendo com que este mostre mais detalhes do conteúdo, aumentando então, a qualidade da saída da imagem e permitindo que o painel de LED funcione sempre com melhor resolução possível de tela e canais de transmissão. De qualquer forma, ainda existem muitas funções para o processador de vídeo, como mais entrada de sinal, HDR, ajustes de luminosidade e muito mais.

Quer ter certeza na hora de sua escolha? Entre em contato com um dos consultores LedWave. Em breve, enviaremos mais informações sobre este tema!

Ficou com alguma dúvida?
Fale Conosco preenchendo o formulário abaixo

Gostou desse post? Veja artigos relacionados: