O que é um Outdoor?
O outdoor é um termo em inglês que significa “do lado de fora, na rua”, ele consiste em um tipo de publicidade externa, que usa de anúncios impressos ou digitais em grande escala para comercializar uma empresa, marca, produto ou serviço.
Essa forma de publicidade externa, também chamada de mídia OOH (out of home) é marcada por suas localizações estratégicas e tamanho que buscam alcançar e chamar atenção de milhares de pessoas, trazendo melhor visualização e fixação da marca ou campanha.
Quais os tipos e formatos?
A mídia OOH pode ter vários formatos de publicidade, dentre eles os principais são os estáticos, que são uma maneira de propaganda mais sútil. Dessa forma, com menos nitidez durante a noite devido a falta de iluminação, com tamanho padrão de 9m x 3m, caracterizados por sua veiculação bi-semanal. Sendo assim, produzem-se comumente de papel ou lona; e os digitais/dinâmicos que são os paineis de LED possuem tamanhos e formas variadas, que se adaptam à necessidade do cliente. Bem como, o conteúdo exibido modificando-se com facilidade e de forma remota e podem ter seu conteúdo visualizado de forma nítida mesmo em grandes distancias e independente do horário do dia.
Além disso, as cores vivas, imagens interativas e com muito brilho, fazem com que os paineis de LED se sobressaiam em comparação aos outdoors estáticos. Sendo assim, trazem uma maior notoriedade para o conteúdo exibido.
Como deve ser a propaganda em um Outdoor?
A mensagem do outdoor deve ser curta e direta, de fácil visualização e que possa fixar de forma rápida a sua ideia. Contudo, frases longas e letras pequenas não são recomendadas para esse tipo de propaganda. Na propaganda em outdoor a mensagem curta. Nesse sentido, com uma combinação eficiente de texto e visual se torna fundamental para o sucesso da propaganda. Bem como, simplicidade e clareza são requisitos básicos, com mensagens facilmente memorizáveis, trazendo grande impacto na comunicação.