Apesar dessas características dos LEDS DIP e SMD, é importante lembrar que cada projeto precisa ser analisado por uma equipe técnica qualificada. A LedWave é pioneira no segmento no Brasil e tem em seu portfólio os mais diversos tipos de projetos.
A tecnologia LED surgiu ainda no século 20 e continua em rápida evolução para alternativas inovadoras de utilização do LED em diferentes aplicações. A primeira modalidade de painéis de LED no mundo surgiu com a tecnologia DIP (Dual Inline Package). Os LEDs DIP são formados por três pequenas lâmpadas coloridas (uma vermelha, outra verde e a azul), em formatos de bolha e que são unidas com dois pinos de conexão e soldadas em placas de circuito impresso (PCB).
Após o LED DIP, uma alternativa mais recente e moderna surgiu no mercado. O LED SMD (Surface Mount Device) em que as três cores estão integradas em um único LED. A tecnologia SMD é reconhecida por ser mais eficiente em quesitos como ângulo de visualização e nitidez de imagem.
Apesar de já ter uma tecnologia mais avançada, o painel de LED DIP ainda é amplamente utilizado em todo o mundo juntamente ao SMD, ou seja, uma não exclui a outra. O que diferencia uma tecnologia da outra são as aplicações, necessidades estéticas e resistência, características que são consideradas para cada projeto.
Aplicação
Para os projetos outdoor (externos), na maioria dos casos, os painéis mais indicados são da tecnologia DIP, por serem mais robustos que os painéis de tecnologia SMD. Já em projetos indoor (internos), o LED SMD é ideal, por ser mais moderno, leve e principalmente possuir um ângulo de visualização maior, com até 140° de ângulo, o que possibilita visualização excelente em qualquer posição do usuário. Já o DIP LED oferece apenas 80° de ângulo de visão e por isso, não proporciona uma diversidade de posições, em que a imagem pode ser visualizada com excelência.
Resistência
Que o LED DIP é ideal para projetos outdoor você já sabe. Ele é mais robusto que LED SMD, e por isso, também possui maior resistência a fatores como chuva, vento e poeira, tanto no aspecto estrutural como nos LEDs individuais. Apesar disso, os painéis SMD podem ser utilizados em projetos outdoor, desde que tenham proteções extras, como os índices de proteção contra água e poeira. Também é importante observar que mesmo com as proteções indicadas, o LED SMD continua sendo mais sensível e com menor vida útil, se comparado ao LED DIP.
Estética