O outdoor é um tipo de publicidade externa, que usa de anúncios impressos ou digitais em grande escala para comercializar uma empresa, marca, produto ou serviço. Ele pode ser interno ou externo, estático ou dinâmico. Isso acontece porque ele pode ser, essencialmente, digital ou impresso.
Essa forma de publicidade externa, também chamada de mídia OOH (out of home) marcar-se por suas localizações estratégicas e tamanho que buscam alcançar e chamar atenção de milhares de pessoas.
Quais são os tipos de Outdoor?
Quando falamos sobre Outdoors, não se trata apenas de um único formato de publicidade, na verdade, existem alguns tipos de Outdoor no mercado. Nesse sentido, são divididos em duas classes principais:
Estático
Funcionando como uma forma de propaganda mais sutil, os Outdoors estáticos possuem um tamanho padrão de 9m x 3m e se resumem em anúncios produzidos de papel ou lona. Contudo, impressos em uma grande estrutura fixa, normalmente instalados ao lado de estradas movimentadas. Desse forma, apesar de eficientes na transmissão de uma mensagem instantânea, este formato convencional se tornou um tanto quanto comum.
Caracteriza-se como uma veiculação bi-semanal (a exposição dura em média 14 dias), alta demanda de mão de obra para a troca do conteúdo exposto, Além disso, não possuir iluminação adequada (prejudicando a visibilidade durante a noite) e não ser resistente a chuva, por exemplo, são pontos a serem considerados no momento da sua escolha entre os tipos de Outdoor.
Digital
São a maneira mais moderna e chamativa, porque ao invés de um anúncio impresso, a campanha é exibida em forma de mídia dinâmica em um painel de LED de alta definição. Bem como, atrair ainda mais a atenção do público, ao repassar a mensagem desejada de forma mais poderosa e atraente.
Este tipo de Outdoor costumam ter uma localização mais estratégica, como por exemplo centros urbanos, shoppings e outros ambientes de alta circulação. Além disso, não possuem tamanho padrão, podendo ter seu formato e dimensão adequados ao espaço onde será instalado.
Suas características principais incluem um Software de gestão que permite alterar o brilho, adicionar novas ofertas. Da mesma forma, alterar informações de produtos ou criar promoções em horários específicos do dia de forma rápida, fácil e remota, simplificando os sistemas corporativos. Do mesmo modo, focando na economia do tempo dos funcionários e nos recursos financeiros da empresa.
Os painéis de LED como Outdoor digital também possuem uma grande resistência à drásticas mudanças de clima e temperatura, tendo sua vida-útil mais longa que a dos Outdoors convencionais.
O QUE AVALIAR ANTES DE INVESTIR EM UM OUTDOOR?
- Qualidade e durabilidade do produto
- Capacidade de alcance do público
- Localização adequada
- Praticidade e eficiência na transmissão dos conteúdos
- Custo-benefício
- Frequência de exposição
AFINAL, VALE A PENA INVESTIR EM OUTDOOR?
Sim, o marketing tem ganhado bastante espaço no mundo dos negócios. Investir em publicidades de grande impacto que atuem na atenção e memória do seu público, pode ser o diferencial para sua marca.