São Paulo 11 3044-4609 • Goiânia 62 3921-7800 • Rio de Janeiro 21 3514-4100 • Brasília 61 3253-5303

Blogs

LedWave Rio de Janeiro no berço da beleza natural

led-wave-rio-de-janeiro-1130512.jpg

Por Laura Weiller

A primeira capital do Brasil, Rio de Janeiro, se destaca por toda sua beleza natural, um local grandioso e cheio de riquezas na qual a LedWave Rio de Janeiro leva a força do led até ela. A capital, que também leva o mesmo nome de uma das principais cidades do país, é um excelente exemplo de poder e crescimento, é um local que entende que a cultura e modernidade devem andar de mãos dadas.

O Rio de Janeiro tem suas incríveis peculiaridades, sua população tem aquele típico sotaque (me perdoem os cariocas, mas é verdade) em que puxam a letra s e a transformam em um x, um falado melodioso que parecem que estão cantando em um ritmo acelerado. Tão acelerados eles são que o pesquisador Ronaldo Balassiano, mestre em Engenharia de Transporte, descobriu que os cariocas são os mais rápidos para subir e descer dos ônibus.

São apenas 1,85 segundos que um cidadão do Rio leva para subir no ônibus, o pesquisador comparou com os londrinos que levam 2,4 segundos. É um curioso fenômeno social que mostra bem como é o estilo de vida acelerado deles. Outro fato interessante é que a palavra carioca tem sua origem na língua Tupi-Guarani.

Os povos indígenas chamavam a cidade que os colonizadores portugueses estavam construindo em suas terras de “Kari’Oka”, que significa a casa do homem branco, assim os moradores da cidade do Rio de Janeiro são chamados de cariocas.

Juntar a cultura com a modernidade é um exemplo nítido do poder da mídia digital out-of-home (DOOH), ela pode ser usada, muito mais do que para propagandas, mas também para informar e entreter as pessoas enquanto estão em suas rotinas. O trajeto para casa ou para a escola, que várias pessoas percorrem em seu dia-a-dia não precisa ser monótono e óbvio.

Com a mídia DOOH é possível transformar o que poderia ser cansativo em algo divertido, em sua rotina as pessoas podem se distrair, de uma forma positiva, com um vídeo sendo exibido em um painel de led. Pode ser um pequeno curta ou um vídeo curto passando alguma notícia, ele irá chamar a atenção de quem passar por lá, seja pedestre ou um motorista.

 

A cultura do Rio

É sem dúvidas que o Estado do Rio de Janeiro é conhecido por suas belezas naturais, mas quando falamos em cultura temos que destacar que é um dos locais que mais trabalham este lado com a sua população. A cidade carioca tem a oitava maior biblioteca do mundo, quando a Família Real de Portugal fugiu para o Brasil eles trouxeram a Biblioteca Real que conta com 60.000 volumes. Depois Dom João VI estabeleceu no Brasil a Biblioteca Nacional e ela se tornou a oitava maior biblioteca do mundo, com mais de 15 milhões de itens.

O tradicional carnaval também é um evento cultural, que marca todo o país, principalmente o Rio de Janeiro. Temos várias manifestações culturais como os desfiles das escolas de samba, os bailes de máscaras, os blocos de rua e também as bandas de rua. É uma mistura de festas desde à Grécia Antiga, passando pela França e chegando no que conhecemos hoje.

O primeiro teatro do Brasil ficava no Rio de Janeiro, era o Teatro do Padre Ventura, conhecido como Casa da Ópera. A casa abrigava espetáculos como acrobacias, mágicas, lanternas, danças, teatro de prosa, solos instrumentais, trechos de óperas e várias apresentações. Em 1769 o teatro pegou fogo não deixando traços, mas as apresentações artísticas ficaram na população e foram sendo passadas por várias gerações.

É importante entendermos que a população brasileira é uma mistura de várias etnias, e com isso um pouco da cultura de cada país foi fator decisivo para formação da nossa cultura. O Rio de Janeiro foi o berço cultural do Brasil e no século XIX foi o principal centro difusor das tendências musicais pelo país.

Grandes marcos da cultura brasileira nasceram no Rio de Janeiro, como o samba, a bossa nova, grandes compositores, músicos, escritores, atores e artistas vieram da cidade maravilhosa. E é preciso entender a importância da mistura cultural e da disseminação dela para podermos entender a LedWave Rio de Janeiro.

 

LedWave Rio de Janeiro

A LedWave Rio de Janeiro é a construção do desejo de inovar, de sair do óbvio, de encantar os outros com o led. Por ser uma das principais cidades do país, a cidade é cheia de informações. Seja as construções que marcam a cidade, as suas belíssimas paisagens naturais ou por estar com várias propagandas espalhadas pela cidade.

É nessa hora que é preciso se diferenciar, ao andar pelo Rio de Janeiro você irá ver vários panfletos colados pelos postes, muros ou paredes, cartazes, outdoors, mídia nos ônibus e sem contar toda a agitação da cidade que já chama a atenção dos outros.

Assim, é importante se destacar, criar uma nova experiência para o seu telespectador, fazer com que a atenção dele seja chamada para ver o seu anúncio, seja para informar sobre algo ou para vender algo. O tempo que uma pessoa passa na rua é o tempo para informar ele que aquele determinado produto ou serviço é o melhor para ele.

A LedWave Rio de Janeiro conta com 11 painéis de led, espalhados em nove cidades. São elas: Macaé, Duque de Caxias, Cabo Frio, Niterói, Itaipava, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Resende e Rio de Janeiro, as duas últimas cidades contam com dois painéis, cada uma.

Um dos painéis de led da LedWave Rio de Janeiro está localizado na Capital, na Av. Maracanã, no bairro da Tijuca, ele está localizado próximo a Av. Radial Oeste, a 300 metros do Estádio do Maracanã, que é uma das principais vias de acesso ao centro. Também está próximo à estação de trem e a de metrô São Cristóvão. São mais de um milhão de pessoas passando por esse trecho mensalmente.

Em Duque de Caxias, o painel da LedWave Rio de Janeiro, é outro que se destaca, com um fluxo de mensal de mais de um milhão de veículos passando, ele está na Av. Presidente Kennedy, próximo ao viaduto que interliga duas vias principais do município, a via Brigadeiro e a via Kennedy. Esse painel também está próximo ao calçadão e ao terminal rodoviário é um excelente ponto para atingir a sua audiência de uma forma inovadora.

Visibilidade é um dos principais fatores ao se optar por um painel de led, além dele poder ser visto nitidamente a longas distâncias, também é possível criar campanhas diferentes do formato estático tradicional. O tempo em que uma pessoa gasta para ver um anúncio também é uma informação relevante, assim um dos painéis de led de Resende, o que está na Avenida Nova Resende, conta com um semáforo que tem aproximadamente 70 segundos, tempo perfeito para que o motorista possa visualizar o painel com atenção. Ele também está ao lado de um centro comercial que conta com mais de 150 lojas.

 

O futuro está na mídia DOOH

A mídia digital out-of-home, como já mencionamos em nossos textos anteriores, é a escolha perfeita para impactar o seu público-alvo quando ele está na rua, naquele trajeto de casa para o trabalho ou escola.

O tempo de deslocamento é o momento em que as pessoas estão mais suscetíveis a receber propagandas, pois quando eles estão em suas residências, nos seus momentos de descansos, eles não querem ser bombardeados com propagandas, o que desejam é ter um momento para si e sua família.

E a LedWave Rio de Janeiro já entendeu toda a capacidade que o Estado tem e por isso investe na mídia DOOH, são tempos preciosos em que é possível levar campanhas de qualidade para as pessoas. Não é só anunciar algo, é mostrar uma nova forma de viver.