Inicialmente, o trade marketing foi uma estratégia centrada principalmente em logística, abastecimento e promoção no ponto de venda. A missão era clara: garantir que o produto estivesse visível, disponível e atrativo para o consumidor. Atualmente, no trade 5.0, o foco é no comportamento do shopper, que está mais conectado, exigente e multicanal. Nesse novo cenário, a atenção do shopper nunca foi tão disputada, por isso é necessário saber direcioná-la. É aqui que os painéis de LED entram em cena, se tornando protagonistas dessa transformação.
Experiência é a chave para conquistar o consumidor.
Um dos pontos-chave dessa revolução é a jornada de compra. Hoje, ela não começa nem termina no PDV, pois o consumidor tem hábitos online e offline. Essa jornada híbrida, conhecida como omnichannel, exige que o varejo esteja preparado para oferecer uma experiência integrada.
Os painéis de LED desempenham um papel crucial aqui: eles são a materialização do omnichannel, onde o shopper encontra não só o produto, mas a fusão do branding, promoções, mídia e experiência.
Promoção estática está no passado
A mídia estática ficou no passado, hoje o movimento se tornou uma estratégia de engajamento com o consumidor e resultados em vendas. O brilho dos painéis de LED somados ao dinamismo dos conteúdos capturam a atenção do shopper no PDV como nenhuma outra mídia. Diferente dos materiais impressos, que têm prazo de validade e pouca flexibilidade, o LED também tem a vantagem de permitir mudanças instantâneas de conteúdo, adaptando a comunicação por horário, localização, clima e até comportamento do público. Mais que uma tela, ele se torna um canal vivo de conexão com o consumidor, sendo ponto de convergência da conectividade e do mundo físico.

Otimizacao de dados e IA
E como levar essa estratégia ainda mais longe? A resposta está nos dados e na inteligência artificial. Quando combinamos o poder visual dos painéis de LED com sistemas inteligentes de análise, conseguimos algo inédito: otimização em tempo real. É possível mapear quais conteúdos geram mais engajamento, quais horários têm melhor performance e ajustar a comunicação com base em dados reais de comportamento do consumidor. A IA permite segmentar, testar, medir e aprimorar — tudo em tempo real, com resultados concretos no sell-out.
Com o avanço das novas tecnologias, as estratégias no PDV agora têm dados palpáveis, que ajudam o comércio a mostrar à indústria que seu investimento traz retorno em vendas e visibilidade de marca. Dessa forma, a aquisição de um painel se torna extremamente rentável e positiva tanto para quem expõe quanto para quem vende os espaços de mídia.
Um lugar para aprender mais
Essa nova era do trade marketing é sobre reter a atenção do consumidor, inteligência de dados e execução em tempo real. É sobre contar histórias que convertem. E é exatamente isso que você vai ver de perto no Trade Connection, o evento que reúne mais de 500 varejistas e os principais nomes da indústria, para discutir sobre as atualizações do trade marketing.
Esse ano, a LedWave, referência em painéis de LED, estará presente com um estande repleto de soluções para o seu negócio, seja você varejista ou indústria.. E mais do que isso: . O CEO Tiago Brito e o VP Alessandro Batista entrarão no palco para apresentar sobre as estratégias mais modernas do trade marketing.
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Nos vemos lá!


